quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Estreia de filme de Francisco Manso, "Assalto ao Santa Maria"


Zé é um jovem emigrante português que, em 1960, passa por um período difícil na Venezuela, o trabalho é escasso e as perspectivas poucas para tantos sonhos. O acaso coloca no seu caminho o capitão Henrique Galvão, um dos mais proeminentes opositores do regime do ditador Salazar.



Fascinados por Galvão, Zé junta-se um grupo de exilados políticos portugueses e galegos, que, sob o comando militar português, preparam a mais sensacional acção de protesto jamais levada a cabo: o assalto e ocupação do paquete «Santa Maria», jóia da coroa da marinha lusitana.



O assalto, que começa no dia 21 de Janeiro de 1961, no porto venezuelano de La Guaira, leva Henrique Galvão e os seus homens a navegar pelo Atlântico Sul durante 11 dias inesquecíveis. Perseguidos pela esquadra americana e escrutinados pela imprensa internacional, os assaltantes do «Santa Maria» têm de lutar contra as tensões internas, as tentativas de sabotagem e o descontentamento dos passageiros, ao mesmo tempo que tentam passar ao mundo uma mensagem de liberdade e esperança contra as ditaduras da Península Ibérica.

Sem comentários:

Enviar um comentário